terça-feira, 14 de junho de 2016

Cervicalgia ( Dor no Pescoço)


O primeiro tema a ser abordado na nossa página é uma dor que provavelmente todos sentiram ou ainda sentem a famosa dor no pescoço, cientificamente conhecida como cervicalgia. Esse tipo de dor pode desaparecer e reaparecer e até mesmo se tornar persistente (crônica) devido a vários fatores. A coluna cervical é bastante flexível e composta por sete vértebras, permitindo boa movimentação da cabeça. Cada vez que realizamos movimentos como inclinar, flexionar, estender a cabeça, ou girá-la para os lados, as articulações da região da cervical (pescoço) trabalham para permitir movimento.
As causas mais comuns são:
- Encurtamento muscular, como por exemplo, o torcicolo;
- Movimentos bruscos com o pescoço;
- Posturas inadequadas no trabalho, sentado, ao dirigir, dormindo, deitado no sofá e até mesmo ao usar o celular, fator importante nos dias atuais;
- Estresse emocional gerando uma tensão muscular na região da nuca;
- Hérnia de disco, devido ao desgaste da vértebra, rompendo-a e deslocando o líquido que tem dentro, gerando a hérnia - nesse caso o tratamento deve ser realizado com a supervisão de um fisioterapeuta, para não agravar o problema.

O que fazer para melhorar?

O alongamento é de extrema importância para o nosso corpo. O ideal é que ao acordar realizemos uma sequência de alongamentos da cervical por 30 segundos para cada movimento, dessa forma evitaremos possíveis encurtamentos. O uso de compressas mornas por 10-15 minutos (toalha molhada em água morna, toalha passada com ferro) também proporciona um relaxamento para essa área. Técnicas de massagens trazem um relaxamento, desfazendo a tensão no pescoço e diminuindo a contratura no local. Tanto a massagem quanto o uso de compressas mornas são contraindicados se o local estiver com alguma inflamação, infecção, alergia, tumor, área aberta ou ter sido realizada alguma cirurgia recentemente. Lembrando que é preciso evitar a auto-medicação, por ser uma conduta perigosa, podendo agravar a situação, ao persistirem os sintomas de dor ou se a dor for diferente do costume, é necessário realizar uma visita ao médico para que ele possa diagnosticar a verdadeira causa do problema e assim poder trata-la.

As imagens abaixo ensinarão como devem ser realizadas as técnicas acima citadas. E o vídeo ensinará como deve ser realizada a massagem nessa região.

Figura 1. Alongamento para a cervical – Em cada posição deve-se permanecer por 30 segundos.



Fonte: Terapia alternativa - Alongamentos. Disponível em: <https://sites.google.com/site/terrapiaalternativa/>. Acesso em: 10 jun. 2016.

Figura 2. Aplicação de compressa na região do músculo trapézio para alívio de tensão. Deve-se aplicar dos dois lados e em cada lado por 10 a 15 minutos.





Fonte: Vivo mais saúde - Água fria ou quente? Saiba mais sobre o uso adequado da compressa. Disponível em:<http://vivomaissaudavel.com.br/saude/primeiros-socorros/agua-fria-ou-quente-saiba-mais-sobre-o-uso-adequado-da-compressa/>. Acesso em: 13 jun. 2016.

Vídeo: Massagem Cervical para alívio de tensão




Fonte: Vídeo Próprio da equipe Trabalhando Bem




Referências:
Doenças da coluna – Cervicalgia. Disponível em:<http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/cervicalgia/>. Acesso em: 04 jun. 2016.

Singular – Centro de Controle da Dor. Disponível em:< http://www.singular.med.br/midia/blog/236-dor-cervical-dor-no-pescoco-cervicalgia.html>. Acesso em: 04 jun. 2016.